Fechar

%0 Electronic Source
%4 sid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/06.23.13.54
%2 sid.inpe.br/mtc-m18@80/2008/06.23.13.54.23
%T Orientação para pesquisa e publicação digital no INPE
%D 2008
%9 On-line
%A Marcelino, Silvia de Castro,
%A Lemos, Vivéca Sant' Ana Lemos,
%A Souza, Yolanda Ribeiro da Silva,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress silvia@sid.inpe.br
%@electronicmailaddress viveca@sid.inpe.br
%@electronicmailaddress yolanda@sid.inpe.br
%I Instituto
%I Nacional
%I de
%I Pesquisas
%I Espaciais
%C São José dos Campos
%1 accepted
%K Orientação, fontes de Informação, padronização, avaliação.
%X Para orientar a comunidade do INPE na elaboração e padronização de publicações segundo as normas adotadas na Instituição e na utilização das ferramentas para pesquisa disponibilizadas pelo Serviço de Informação e Documentação (SID), principalmente os alunos dos cursos de Pós-graduação, foi criado em 2005 o Curso de Capacitação em Editoração Eletrônica. Por meio da orientação que recebe o usuário toma conhecimento dos recursos que a biblioteca oferece, dos serviços e fontes de informações disponíveis, sendo instruído para sua utilização com eficácia. Assim, este trabalho descreve como ocorreu a evolução do curso para seminário de Orientação para Pesquisa e Publicação Digital no INPE e, sua proposta de continuidade por meio de um tutorial on-line. Apresenta ainda o resultado de uma enquete enviada aos alunos que no ano de 2006 e 2007 participaram dos seminários de editoração e já defenderam seus trabalhos. ABSTRACT: In order to guide the INPE community in developing and standardizing its publications according to the rules adopted to publish, and training to use the tools provided by the Office of Information and Documentation (SID), mainly post-graduate students, was created in 2005 the course of Training on Electronic Publishing. Through the guidance the users take notice of the resources that the library offers, services and sources of information available, and are instructed to use effectively. Thus, this work describes how the evolution occurred, from the course to the seminar "Guidance for Digital Research and Publication at INPE", and its proposal of continuity through a online tutorial. It also presents the results of a survey among to students that in 2006 and 2007 attended the seminars, and has defended their work.
%@language pt
%3 v1.pdf


Fechar